segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A viagem - crítica

Começo fazendo uma crítica quanto ao filme "A Viagem", não estar concorrendo em nenhuma categoria do Oscar 2013. Com mérito poderia participar dos selecionados nas categorias de fotografia, efeitos visuais e maquiagem e cabelo.

Cloud Atlas (no BrasilA Viagem) é um filme de ficção científica e drama, escrito e dirigido por AndyLana Wachowski (Matrix) e Tom Tykwer (Corra Lola, corra).

Foi adaptado a partir do romance de 2004 por David Mitchell.

Neste filme somos convidados a acompanhar 6 histórias diferentes, alternadas entre passado, presente e futuro; desde 1849 (em uma história de escravatura) até milhões de anos no futuro (uma fantasia em um mundo distante), 106 anos depois de um evento chamado A Queda, passando por 1946 (no pós-guerra inglês, em uma história sobre um amor homossexual proibido e a criação de uma obra-prima musical), 1973 (com uma investigação jornalística sobre usinas nucleares em São Francisco), 2012 (uma engraçada comédia britânica sobre um grupo de velhinhos tentando fugir de uma casa de repouso) e, enfim, 2144 (em Nova Seul)

Aqui os atores se desdobram em vários personagens, destaco Tom Hanks (Zachry), Halle Berry (que até interpreta um homem) e Hugo Weaving (entre seus papeis, está a senhora Norse) e os demais do elenco, alternam entre etnias, sexo e tempo os seus personagens.
O filme me trouxe a seguinte reflexão com base na frase da personagem Sonmi 451 "Nossas vidas não são nossas. Estamos vinculados a outras, passadas e presentes. E de cada crime, e cada ato generoso nosso, nasce nosso futuro."
O filme apresenta esta linha que conecta as historias, de forma sutil e profunda.

Quanto a direção de arte e fotografia, isto é um show a parte. A maquiagem também se destaca onde faz a diferença nos atores para viverem outros personagens.
Quem ficou no final do filme após alguns créditos conferiu quem foi quem no filme. Confesso que me surpreendi com alguns.
Mais um filme ótimo que estreou em 2013 e uma pena que não esteja concorrendo ao Oscar.

Minha nota: 4,5

Carlos Wilker

(Comente o que você achou do filme, nos comentários abaixo)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sobre

Por que quando se fala de cinema cada um tem o que dizer